EUA: Trump anuncia saída de chefe do Pentágono

Presidente dos EUA disse que Shanahan decidiu não seguir no posto para 'dedicar mais tempo à sua família'; decisão vem após anúncio de envio de mais tropas ao Oriente M´édio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (18/06) a saída do secretário interino da Defesa, Patrick Shanahan, que assumira o cargo em 1º de janeiro, após a renúncia de Jim Mattis. Ele será substituído pelo secretário do Exército, Mark Esper.

Em seu perfil no Twitter, Trump disse que Shanahan decidiu não seguir no posto para "dedicar mais tempo à sua família".

"Agradeço a Pat por seu excelente serviço e nomearei o secretário do Exército, Mark Esper, como novo secretário interino da Defesa. Eu conheço Mark e não tenho dúvidas de que ele fará um trabalho fantástico", escreveu.

US Department os State
Presidente dos EUA disse que Shanahan decidiu não seguir no posto para 'dedicar mais tempo à sua família'

A troca no comando do Pentágono chega poucas horas depois do anúncio de que os EUA enviarão mais mil soldados ao Oriente Médio por conta das tensões com o Irã. 

Em dezembro passado, Mattis havia apresentado sua renúncia ao presidente. Porém, Trump insistiu que o ex-secretário foi demitido por "não ser muito bom" no trabalho. 

Ao apresentar sua renúncia, Mattis criticou o mandatário e disse que esperava que Trump encontrasse "um secretário de Defesa cujas visões fossem mais alinhadas com às suas". O ex-chefe do Pentágono ainda criticou a decisão de Trump de retirar tropas norte-americanas da Síria.

*Com Ansa

Comentários

Leia Também