Venezuela oferece ajuda para apagar incêndios na Amazônia

'A Venezuela oferece a modesta ajuda que pode brindar para ajudar a mitigar esta dolorosa tragédia, com caráter imediato”, diz um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do país

O governo da Venezuela ofereceu ajuda aos países da região amazônica para apagar as queimadas que atingem a área há mais de uma semana. Em comunicado, Caracas se solidarizou com os povos indígenas e camponeses afetados.

“No marco da irmandade latino-americana, e como integrante da comunidade amazônica, a Venezuela oferece a modesta ajuda que pode brindar para ajudar a mitigar esta dolorosa tragédia, com caráter imediato”, disse o Ministério das Relações Exteriores venezuelano nesta quinta-feira (22/08).

“O governo bolivariano da Venezuela se solidariza com os povos e comunidades indígenas e camponesas no Brasil, Bolívia, Paraguai, Equador e Peru, os principais afetados, e faz um chamado à consciência dos atores econômicos e institucionais que agem na bacia Amazônica. A Venezuela sempre reivindicou os direitos das comunidades à terra, promovendo um desenvolvimento econômico e ecologicamente sustentável, assim como o respeito aos direitos inalienáveis da Pachamama, nossa Mãe Terra.

Caracas não foi o único governo da região que ofereceu ajuda. O Equador, por meio do presidente Lenín Moreno, e o Chile, com Sebastián Piñera, também se colocaram à disposição para pôr fim aos incêndios.

Presidencial Ven
Governo Maduro ofereceu ajuda a países latino-americanos

Bolívia

Enquanto o governo brasileiro ainda avalia o que fazer para controlar as queimadas na Amazônia - entre as possibilidades, está o envio de tropas do Exército - o governo da Bolívia começou nesta sexta-feira a usar o Jumbo supertanque que contratou para despejar água na área amazônica do país.

Segundo o ministro Juan Ramón Quintana, a aeronave foi preenchida com água na manhã de hoje e irá atender o incêndio florestal na zona Chiquitanía, reserva natural localizada em Santa Cruz de la Sierra. Os incêndios na região foram originados pelas queimadas iniciadas no Brasil.

Comentários