Boca de urna em Portugal dá vitória ao Partido Socialista, do premiê Costa, mas sem maioria absoluta

António Costa deve continuar no cargo e poderá fazer coligação com Bloco de Esquerda, que se consolida como terceira força, ou com CDU; direita tem derrota histórica

A pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora RTP neste domingo (06/10), logo após o fechamento das urnas em Portugal, dá vitória ao Partido Socialista (PS), do premiê António Costa, que deve se manter no cargo. No entanto, o partido não obteve a maioria absoluta dos votos, e será necessário fazer aliança com outras agremiações.

O levantamento mostra, também, uma derrota histórica da direita no país, que, na melhor das hipóteses, perderá até 19 assentos.

Se o resultado se confirmar, o PS poderá se aliar ou com o Bloco de Esquerda ou com a CDU para formar governo - os dois já fazem parte da "geringonça" que comanda o país. Dessa maneira, um dos dois pode se tornar dispensável na formação de maioria. 

A abstenção deve ser recorde, de acordo com as projeções, se aproximando dos 47%.

Projeções

De acordo com a projeção, o PS terá entre 34% e 39% dos votos, e deve obter entre 104 e 112 das 230 cadeiras da Assembleia da República. Com o resultado, os socialistas devem ficar acima do resultado de 2015, quando obtiveram 32,31% dos votos.

Partido Socialista
António Costa deve se manter no governo em Portugal

O PSD, que faz parte do bloco de centro-direita no Parlamento, aparece em segundo, entre 27% e 31%, devendo conseguir entre 82 e 74 deputados. O Bloco de Esquerda, que faz parte da coalizão do atual governo de Costa, deve ter entre 9% e 12% dos votos, e se consolida como a terceira força do país.

A CDU – uma coligação entre o Partido Comunista, os Verdes e a Intervenção Democrática – aparece em 4º lugar, com algum número entre nove e 14 assentos, um resultado inferior ao obtido em 2015. Por sua vez, o conservador CDS terá entre 4 e 6 assentos.

À RTP, membros do PSD, da CDU e do Bloco de Esquerda reconheceram a vitória dos socialistas .

Comentários