Gage Skidmore/FlickrCC

Democrata Kamala Harris desiste de candidatura à Presidência dos EUA

'Minha campanha a presidente simplesmente não tem os recursos necessários que precisamos para continuar', disse senadora da Califórnia em e-mail a apoiadores

A senadora democrata pela Califórnia Kamala Harris surpreendeu e anunciou nesta terça-feira (03/12) a desistência à candidatura a presidente dos Estados Unidos. A campanha de Harris não conseguiu manter o impulso após o primeiro debate entre os candidatos do partido e se viu sem recursos para continuar.

Em um e-mail enviado a apoiadores, Harris afirmou que “à medida em que a campanha seguiu, ficou cada vez mais difícil conseguir o dinheiro que precisávamos para competir”. “Minha campanha a presidente simplesmente não tem os recursos necessários que precisamos para continuar”, disse. Ela deve continuar no Senado até 2022, ano em que termina seu mandato. 

De origem jamaicana e indiana, Harris tem 55 anos e foi eleita senadora em 2017, após ter sido procuradora-geral da Califórnia. Nas pesquisas de âmbito nacional, ela chegou a aparecer atrás apenas do ex-vice-presidente Joe Biden e em situação de empate com os também senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren, que disputam o eleitorado mais à esquerda.

No entanto, a campanha de Harris perdeu força nos últimos meses e viu o dinheiro de doações minguar. No final de outubro, já marcando em torno de 5% nas pesquisas, ela demitiu boa parte de seus funcionários e fechou seu escritório em New Hampshire, Estado onde acontecem as segundas primárias democratas, a fim de tentar se concentrar em Iowa, local que abre a disputa pelo posto de candidato.

Neste Estado, Biden lidera as pesquisas, seguido pelo prefeito Pete Butigieg, de South Bend (Indiana), Warren e Sanders.

(*) Com Ansa

Comentários

Leia Também