Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula viaja à França na próxima semana para receber título de cidadão honorário de Paris

Honraria foi concedida quando Lula ainda estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), pelo Conseil de Paris, o equivalente a uma Câmara dos Vereadores, em outubro de 2019

A convite da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja na próxima semana à Europa para receber o título de cidadão honorário da capital francesa. Na ocasião, haverá o Festival Lula Livre em Paris, no Teatro do Sol, às 19h30, na próxima terça-feira (03/03), quando o ex-presidente deve se reunir com lideranças locais. 

A honraria foi concedida quando Lula ainda estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), pelo Conseil de Paris, o equivalente a uma Câmara dos Vereadores, em outubro de 2019.

Na época, em uma comunicado divulgado à imprensa, o órgão parisiense afirmou que a concessão da honraria se deu pelo “engajamento do presidente Lula por seu trabalho com a redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil permitiu que 30 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza e tivessem acesso a serviços sociais essenciais.”


QUEREMOS CONHECER VOCÊ MELHOR, LEITOR E ESPECTADOR DE OPERA MUNDI. CLIQUE AQUI


Lula será o segundo brasileiro a receber o título, ao lado do líder indígena kayapó Raoni Metuktire, que também já o recebeu. O líder sul-africano Nelson Mandela e o jornal francês Charlie Hebdo – que sofreu um ataque terrorista em 2015 – também já foram contemplados.

Genebra e Berlim

Aproveitando a viagem à Europa, Lula se reunirá, no dia 6 de março, com representantes do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), um conjunto de mais de 340 igrejas em cerca de 120 países. Na pauta, o ex-presidente falará sobre desigualdade social – tema já tratado com o papa Francisco, no Vaticano, em viagem recente. Já no dia 9, Lula deve se reunir com lideranças políticas e representantes do movimento sindical alemão. 

Comentários