O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, nomeou no último sábado (25/06) Álvaro Leyva Durán como segundo membro de seu gabinete e futuro ministro das Relações Exteriores da Colômbia.
“Será uma chancelaria da paz”, disse Petro por meio das redes sociais referindo-se a Leyva, que é filiado ao Partido Conservador, e estudou Direito e Ciências Econômicas na Universidade Javeriana, em Bogotá.
Alvaro Leyva Durán será nuestro ministro de relaciones exteriores.
Será una cancillería de la Paz.
Colombia aportará al mundo todo su esfuerzo para superar al crisis climática y del mundo esperamos todo el esfuerzo para superar nuestra violencia endémica.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 25, 2022
Em sua carreira política, Levya foi vereador e deputado pelo departamento de Cundinamarca; em 1978 foi eleito representante na Câmara; e mais tarde, em 1982, tornou-se membro do Senado. Isso antes de ser eleito Ministro de Minas e Energia em 1984 e 1985.
Nessas funções, fez parte da Comissão Nacional de Verificação, chave para os acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC).
A mediação de Levya durante o Governo de Juan Manuel Santos (2010-2018) foi fundamental para a assinatura do Acordo de Paz de 2016; bem como na abordagem do modelo de justiça para as vítimas, hoje conhecido como Jurisdição Especial de Paz (JEP).
Instagram/Álvaro Leyva Durán
Levya foi vereador e deputado pelo departamento de Cundinamarca, representante na Câmara, membro no Senado e ministro de Minas e Energia
A propósito, Leyva descreveu o apelo de Petro por um grande acordo nacional na Colômbia como “transcendental”, a quem expressou seu apoio desde o início de sua campanha presidencial.
“Agradeço a indicação que o presidente Gustavo Petro me fez para liderar a política externa e de paz de seu governo. Recuperar com dignidade o lugar que nos corresponde no mundo e na integração latino-americana, faz parte do desafio. Nós o cumpriremos”, afirmou o futuro chanceler colombiano por meio das redes sociais.
Agradezco la designación que el Presidente Gustavo Petro @petrogustavo me ha hecho para encabezar la política exterior y de paz de su gobierno. Recuperar el sitio en dignidad que nos corresponde en el mundo y la integración latinoamericana, parte del reto. Lo cumpliremos.
— Álvaro Leyva Durán (@AlvaroLeyva) June 26, 2022
Desta forma, Levya junta-se à vice-presidente Francia Márquez no novo gabinete ministerial, pois além de suas funções na vice-presidência, Márquez assumirá a liderança do novo Ministério da Igualdade.
No último domingo (19/06), Petro conquistou o segundo turno do pleito e foi eleito presidente do país. Com 100% das urnas apuradas, o líder do Pacto Histórico recebeu 50,44% dos votos e derrotou o direitista Rodolfo Hernández, da Liga de Governadores Anticorrupção, que conquistou 47,31%, segundo a contagem rápida do Registro Nacional da Colômbia.
(*) Com Telesur