A Rússia suspendeu temporariamente os embarques de gás para a Europa por meio do gasoduto Nord Stream 1 na segunda-feira (11/07) devido a operações de manutenção preventiva anual, planejadas para encerrar em 21 de julho, de acordo com a operadora Nord Stream AG.
O combustível deixou de fluir da Rússia para a Europa a partir das 7h em Moscou (01h, em Brasília), ainda de acordo com a operadora. Durante o período de manutenção, será realizado um teste de componentes e sistemas mecânicos para “garantir a operação eficaz, segura e confiável do gasoduto”.
Desde junho, o Nord Stream 1 opera com 40% de sua capacidade devido, segundo a Rússia, às sanções impostas a Moscou por sua operação militar na Ucrânia.
Wikicommons
Nord Stream 1 foi interrompido para manutenção anual preventiva
O fluxo no domingo (10/07) foi de cerca de 63,4 milhões de metros cúbicos, um valor semelhante ao dos dias anteriores. A capacidade máxima é de quase 170 milhões de metros cúbicos por dia.
Antes do anúncio da suspensão temporária dos carregamentos de gás, os países europeus que utilizam o Nord Stream 1 manifestaram a sua preocupação com a continuidade das suas importações de gás russo, que devido ao conflito na Ucrânia foram reduzidas nas últimas semanas e poderão em breve correr completamente.
Uma interrupção prolongada do abastecimento agravaria a crise energética em que a Europa já se debate, com a subida dos preços e o receio de um inverno mais rigoroso.
A Rússia rejeita qualquer sugestão de que Moscou esteja usando petróleo e gás como arma de pressão política sobre a União Européia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
(*) Com TeleSur e SputnikNews.