Indonésia inaugura Cúpula do G20 e pede que mundo ‘não caia em outra Guerra Fria’
Discurso do presidente Joko Widodo abriu o evento acontece em Bali e que conta com a presença de Joe Biden e Xi Jinping, e as ausências de Vladimir Putin e Jair Bolsonaro
O presidente da Indonésia, Joko Widodo inaugurou nesta terça-feira (15/11) a 17ª Cúpula do G20, que se realiza em seu país, mais precisamente na ilha de Bali, um dos balneários mais conhecidos do Oceano Índico.
A reunião dos líderes das nações mais importantes do mundo é cercada de expectativas, devido às presenças dos presidentes da China, Xi Jinping e dos Estados Unidos, Joe Biden, que governam as duas potências antagônicas do cenário geopolítico atual.
Justamente, esse panorama foi o foco do discurso de Widodo na cerimônia de abertura, o qual foi destacado por um apelo para “não dividir o mundo em partes”.
“Não devemos permitir que o mundo caia em outra Guerra Fria”, insistiu o presidente indonésio, que em seguida também se referiu à necessidade de colocar fim à guerra entre Rússia e Ucrânia: “se essa guerra não acabar, será difícil para o mundo seguir em frente”.
Twitter Joko Widodo
O presidente indonésio Joko Widodo, em sua chegada ao palácio sede da Cúpula do G20
O presidente russo Vladimir Putin é uma das ausências importantes da edição deste ano – o país está sendo representado pelo chanceler Sergey Lavrov.
Outro que não compareceu foi Jair Bolsonaro, o que fez desta a primeira edição em que o Brasil não contará com a presença do seu presidente. Assim como a Rússia, o governo brasileiro enviou o chanceler Carlos França como seu representante.
(*) Com informações de TeleSUR
