O Ministério da Transição Ecológica da França informou, nesta terça-feira (28/02), que o país e outras 10 nações europeias fecharam um acordo para reforçar a cooperação no setor de energia nuclear após uma reunião realizada em Estocolmo, na Suécia, às margens de um encontro de ministros da União Europeia.
Além dos franceses, participaram do encontro “ministros e representantes de alto nível” da Bulgária, Croácia, Hungria, Finlândia, Países Baixos, Polônia, República Tcheca, Romênia, Eslováquia e Eslovênia.
“Nos encontramos nesta manhã com a Comissão [Europeia] e a presidência sueca para reafirmar conjuntamente o desejo de reforçar a cooperação europeia no campo da energia nuclear”, diz a nota oficial do órgão.
Fontes do governo italiano informaram que participariam do evento, mas nenhum representante de Roma foi à reunião convocada pelos franceses.
Comité Écologique Belge/Wikimedia Commons
Participaram do encontro Bulgária, Croácia, Hungria, Finlândia, Países Baixos, Polônia, República Tcheca, Romênia, Eslováquia e Eslovênia
A ausência foi criticada pelo eurodeputado do partido Itália Viva, Nicola Danti, que disse que o governo de Giorgia Meloni “está fazendo a enésima figuração amadora” no bloco europeu.
A ideia francesa é usar a energia nuclear, ao lado das fontes renováveis, para conseguir atingir as metas climáticas estipuladas para os próximos anos. E, para isso, quer usar os dois setores como “pilares da transição energética”.
(*) Com Ansa.