Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

As eleições presidenciais na Turquia, realizadas neste domingo (14/05) e que tiveram 90% de afluência da população, caminham para um segundo turno entre o atual presidente, Recep Tayyip Erdoğan, do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) e o candidato líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, do Partido Republicano do Povo (CHP). 

Com 97% das urnas apuradas, segundo a agência estatal turca AnadoluErdogan tem 49,35% dos votos, contra 44,97% de seu principal adversário. Em seguida aparecem Sinan Ogan e Muharrem Ince, com 5,25% e 0,43%, respectivamente.

Para ser eleito presidente em primeiro turno, um candidato precisa obter 50% dos votos mais um. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Já nas eleições legislativas, as quais os turcos votaram para renovar as cadeiras de 600 parlamentares na Assembleia do país, a coligação ligada ao presidente aparece com 49,34% dos votos, contra 35,19% da aliança que apoia Kilicdaroglu.

Segundo o jornal britânico The Guardian, Kılıçdaroğlu disse que vai aceitar um eventual segundo turno, uma vez que este seria a decisão do povo.

Por sua vez, Erdogan também declarou aceitar a resolução do pleito em 28 de maio, mas que “acredita que tem votos para vencer de imediato”. 

(*) Com Ansa

Com 97% das urnas apuradas, atual presidente turco e líder da oposição vão para segundo turno, a ser realizado em 28 de maio