O Conselho de Segurança da Rússia iniciou nesta segunda-feira (21/05) uma série de reuniões bilaterais com representantes de Cuba e Venezuela, com o intuito de ampliar a cooperação nesse setor com os dois países latino-americanos.
Os encontros acontecerão presencialmente em Moscou e serão encabeçados por Nikoladi Patrushev, secretário principal do Conselho e assessor especial de segurança do presidente Vladimir Putin.
A delegação venezuelana presente na capital russa é liderada pelo chefe do Conselho de Defesa desse país, José Ornella Ferreira. Por sua parte, a representação cubana é comandada pelo ministro do Interior da ilha socialista, Lázaro Álvarez Casas.
Em entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti, Patrushev contou que “a primeira jornada foi pautada pela discussão sobre medidas concretas para a interação entre as forças de ordem dos países, e também sobre questões relacionadas à estabilidade regional”.
TASS
Chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, lidera reuniões com representas africanos e latino-americanos em Moscou
Além de Cuba e Venezuela, também participarão das reuniões representantes de três países africanos: Namíbia, Benim e República do Congo [ou Congo Brazzaville].
A delegação congolesa será liderada pelo diretor-geral da Central de Inteligência do país, Philippe Obara. O grupo namíbio estará encabeçado pelo diretor das Forças Especiais de Segurança do país, Bennedikt Likando. Já a comitiva do Benim será comandada pelo diretor-geral da Polícia Republicana Beninense, Sumail Allabi Yaya.
As reuniões com as autoridades africanas devem abordar temas como a segurança regional no continente africano a cooperação entre as forças de segurança da Rússia com as dos países participantes.
(*) Com informações de RIA Novosti