Atualizado às 18h31
Pela primeira vez na história, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos destituiu um presidente da Casa. O republicano Kevin McCarthy sofreu, nesta terça-feira (03/10), uma moção de um companheiro de partido, o trumpista Matt Gaetz.
Por 216 votos a favor a 210 contra, McCarthy foi destituído após os democratas se juntarem à ala republicana que não apoiava o ex-presidente da Câmara.
Segundo o jornal norte-americano The New York Times, esse mesmo grupo chegou a tentar impedir sua posse ao cargo em janeiro, e “tem o atormentado desde então”.
O jornal aponta que as principais desavenças entre McCarthy e a ala republicana que não o apoiava eram sobre as decisões acerca da dívida dos Estados Unidos.
“O caos é o presidente McCarthy”, declarou o autor da moção, Gaetz. “O caos é alguém em quem não podemos confiar na palavra”, completou.
Segundo o deputado republicano da Flórida, a moção contra McCarthy também decorre por suas interferências no inquérito que o investiga por má-conduta sexual e uso indevido de fundos públicos.
Twitter/Kevin McCarthy
Desavenças entre McCarthy e a ala republicana que não o apoiava eram sobre decisões acerca da dívida dos Estados Unidos
“Gaetz afirmou que a ampla investigação de mais de dois anos sobre sua conduta é obra de McCarthy e de seus aliados, que ele argumenta estarem empenhados em difamá-lo”, afirmou o jornal.
Ainda de acordo NYT, a movimentação, além de deixar a Câmara sem um líder, “mergulhou o órgão no caos”.
“Antes da votação, um debate surreal entre republicanos e republicanos ocorreu no plenário da Câmara, enquanto membros do grupo de rebeldes de extrema-direita criticavam seu próprio presidente e brigavam verbalmente com os defensores de McCarthy. Os democratas sentaram-se em silêncio”, afirmou a publicação do NYT.
A destituição acarreta na paralisação da Câmara até que um sucessor seja escolhido. Para o deputado republicano Tim Burchett, do Tennessee, que votou pela saída de McCarthy , “há muitas pessoas que podem se apresentar e fazer o trabalho”.
Historicamente essa é a primeira moção que destitui um presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O NYT lembra que em 1910 os republicanos tentaram derrubar Joseph Cannon, mas que sobreviveu à votação, apesar de ficar enfraquecido pelos resultados.
(*) Com Ansa