O governo brasileiro anunciou neste domingo (08/10) que a Força Aérea Brasileira (FAB) enviará seis aviões ao Oriente Médio, em uma missão de repatriamento dos cidadãos brasileiros que se encontram na área de conflito em Israel e na Palestina.
Já na manhã deste domingo, um avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros, partiu da cidade de Natal (RN), e fará um pouso na Itália, onde aguardará instruções, enquanto o Itamaraty negocia a permissão especial para ter acesso aos aeroportos israelenses, que estão bloqueados após a declaração de guerra feita pelo governo de Benjamin Netanyahu.
Segundo o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, “não sabemos ainda se essa primeira decolagem será amanhã (segunda, 09/10) ou na terça (10/10). Vai depender da montagem dessa lista de passageiros com os cidadãos que desejam voltar ao Brasil”.
Ainda assim, o Itamaraty trabalha com a possibilidade de que se produza uma certa normalização das operações no Aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, o que tornaria menos complexa a operação.
Ministério de Relações Exteriores
Itamaraty vem coordenando missões com o objetivo de resgatar brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina
Além da primeira aeronave já enviada, o governo brasileiro está preparando outras cinco para integrar a missão: um segundo avião KC-30, dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada um; e dois VC-2, que foram cedidos pela Presidência da República e podem transportar até 38 passageiros cada.
“As coordenações estão sendo feitas para que nós possamos trazer todos os nossos brasileiros que estão na região, aqueles que, logicamente, desejarem. Importante dizer que vários já estão se colocando em aeronaves comerciais, buscando a saída para uma remoção para países mais próximos”, declarou o brigadeiro Damasceno.
O Ministério das Relações Exteriores divulgou três números de contato para que brasileiros em situação de emergência entrem em contato, por telefone ou através do aplicativo WhatsApp. São os seguintes:
Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610