Quinta-feira, 19 de junho de 2025
APOIE
Menu

As próximas eleições presidenciais na Rússia já estão confirmadas para 17 de março de 2024 e o vencedor será anunciado em maio. 

A data divulgada nesta quinta-feira (07/12) foi definida e aprovada em unanimidade por 162 votos entre os membros do Conselho da Federação, a Câmara Alta do parlamento russo.

“Esta decisão marca o início da campanha eleitoral”, declarou Valentina Matviyenko, presidente do Conselho da Federação.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Ela acrescentou que, pela primeira vez, Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhya e Kherson, partes de regiões ucranianas anexadas pela Rússia, participariam da votação.

“Ao escolhermos juntos um chefe de Estado, compartilhamos totalmente a responsabilidade comum e o destino comum de nossa pátria”, disse Matviyenko

O atual presidente russo Vladimir Putin, de 71 anos, ainda não se pronunciou oficialmente a respeito de suas intenções para concorrer. No entanto, a expectativa é de que o anúncio seja feito em breve, uma vez que já existe uma data definida para a eleição. 

Campanha eleitoral começa nesta quinta-feira (07/12); Vladimir Putin ainda não declarou intenção de concorrer à reeleição e porta-voz russo Dmitry Peskov pediu ‘paciência’ sobre anúncio

Flickr

Eleições presidenciais na Rússia estão definidas para 17 de março de 2024; Vladimir Putin ainda não anunciou intenção de se reeleger

Questionado pela imprensa se o líder de Kremlin está atrás de um quinto mandato para ficar no poder até 2030, seu porta-voz, Dmitry Peskov, pediu “paciência” aos jornalistas.

De acordo com as reformas constitucionais do país, Putin é elegível para mais dois mandatos de seis anos. Sua atual gestão expira no próximo ano e, caso seja reeleito mais duas vezes, o presidente poderá se manter no poder até 2036.

Putin comanda a Rússia desde agosto de 1999, quando se tornou premiê na presidência de Boris Yeltsin. Desde então, o líder de Kremlin tem se alternado nos cargos de primeiro-ministro e presidente, em meio a eleições muito contestadas pela oposição.

Na última corrida eleitoral, em 2018, além do empresário russo Pável Grudinin, concorreram outros seis candidatos, incluindo o nacionalista Vladimir Zhirnovsky, falecido em 2022, Ksenia Sobchak, filha do antigo chefe de Putin em São Petersburgo, e Grigory Yavlinsky, um economista que se tornou político da oposição.

(*) Com Ansa