Em encontro com a presidente Dilma Rousseff em Cannes, onde está sendo realizada a 6ª edição da Cúpula do G20, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, aproveitou para desejar melhoras ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — diagnosticado com um câncer na laringe no sábado (29/10). “Nós o amamos”, afirmou Sarkozy.
No almoço de abertura do evento com outros chefes de Estado nesta quinta-feira (03/11), a presidente brasileira pediu detalhes do pacote europeu para a Grécia e disse que é possível que a crise comece a respingar em países emergentes. “É importante pensar em medidas que possam trazer crescimento”, disse Dilma.
Ela reafirmou que o Brasil está pronto para contribuir financeiramente com o FMI (Fundo Monetário Internacional) para uma soluçao para a Europa, mas não mencionou valores. “O Brasil é solidário, mas é preciso liderança, visão clara e rapidez. A Europa é um patrimônio democrático que precisa ser preservado”.
Desde a terça-feira (01/11) a zona do euro vive a incerteza da aplicação do pacote de resgate à Grécia, após o primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou anunciar a realização de um referendo popular. Tanto o presidente francês como a chanceler alemã, Angela Merkel, mostraram irritação com o plano e exigiram o cumprimento do acordo com a União Europeia.
NULL
NULL
NULL