O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, confirmou nesta quarta-feira (18/09) o novo governo interino palestino, que era exercido de modo provisório desde o começo de agosto, quando encarregou o novo primeiro-ministro, Rami Hamdalah, de formar um Executivo.
O governo, número 16 da ANP (Autoridade Nacional Palestina), jurará oficialmente amanhã perante Abbas, informou Azam Ahmad, membro do Comitê Central do Fatah.
Ahmad disse que após uma reunião hoje entre o presidente e Hamdalah em Ramala, Abbas afirmou que sua “confiança no primeiro-ministro e na nova composição do governo”.
Além disso, Abbas expressou “sua total aprovação no trabalho do governo durante seu curto período de transição”, assim como “suas conquistas que ganharam apoio popular, árabe e internacional”.
Hamdalah manifestou por sua parte o compromisso “total e contínuo” do governo com o programa do presidente palestino.
Fontes palestinas indicaram à Agência Efe que todos os ministro do governo provisório manterão seus postos e competências.

Abbas encarregou Hamdalah de formar o governo em 13 de agosto e deu cinco semanas legais de prazo para sua formação, que terminou hoje.
Hamdalah, um acadêmico palestino da Cisjordânia, substituiu na frente do governo o economista Salam Fayyad em junho, mas renunciou apenas 17 dias depois protestandoc contra sua “falta de autoridade”.
Desde então, o presidente palestino o manteve, no entanto, como chefe do Executivo interino.
Cobertura especial
Veja os resultados do 1° turno das Eleições
Acompanhe →
O governo da ANP, com sede na Cisjordânia, não tem autoridade política de fato sobre a Faixa de Gaza, o outro território palestino, controlado pelo movimento islâmico Hamas.