Quarta-feira, 7 de outubro de 2026
Compartilhe:

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, convidará políticos de Israel a irem para a Cisjordânia na tentativa de incluir as negociações de paz na agenda do próximo governo israelense, informou uma alta autoridade palestina nesta quinta-feira (24/12).

Com esperanças de capitalizar o inesperado bom resultado de partidos de centro e centro-esquerda na eleição legislativa israelense, realizada nesta terça-feira (22/01), Abbas quer discutir a possibilidade de dar um fim pacífico aos conflitos na região.

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

“Convidamos os partidos de Israel, principalmente os mais novos, para diálogo sobre futuros acordos”, disse o economista Abed Rabbo, alto membro da OLP (Organização pela Libertação Palestina), à agência Associated Press.

Ele não especificou quando os convites serão feitos, mas afirmou que Abbas pretende realizar essa reunião antes da formação do novo governo de Israel, processo que pode durar algumas semanas.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

Reflexo da eleição

Até dezembro, as pesquisas indicavam uma ampla vitória da aliança Likud-Beiteinu, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que esperava ter condições para aumentar ainda mais sua bancada e governar com tranquilidade, o que não ocorreu. Como vinham demonstrando os último levantamentos, a coligação perdeu onze assentos no Parlamento, de 120 vagas. Outra grande surpresa foi o crescimento do centrista  Yesh Atid (Existe um Futuro), que, apesar de ter sido formado há apenas um ano, terminou com a segunda maior formação.

Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se encontrou hoje com o líder do Yesh Atid, segundo lugar nas eleições

NULL

NULL

Oficialmente, o resultado final da eleição parlamentar israelense terminou assim: Likud-Yisrael Beiteinu, direita nacionalista (31 assentos, 11 a menos do que a bancada atual); Yesh Atid, centro (19 assentos, partido novo); Trabalhista, centro-esquerda (15, dois a mais); Habayit HaYehudi, extrema-direita (12, 5 a mais); Shas, extrema-direita (11, manteve);Torá Unida pelo Judaísmo, ultraortodoxo (7, 2 a mais); Hatnuah, centro-esquerda (6, partido novo); Meretz, esquerda (6, 3 a mais); Lista Árabe Unida, pró-árabe (4, igual); Hadash, pró árabe (4, igual); Balad, pró-árabe (3, igual) e Kadima, centro (2, 26 a menos).

Com esses resultados, oficializados nesta quinta (24) pela Comissão Central Eleitoral, os partidos de direita coneguiram uma apertada vitória, de 61 assentos contra 59. Mesmo assim, Netanyahu tenta acordo com o Yesh Atid, liderado pelo jornalista Yair Lapid, com quem se reuniu hoje.

Tribunal Penal Internacional

Os palestinos ameaçaram, nesta quinta-feira (24) acionar Israel no Tribunal Penal Internacional caso o país construa novos assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental – parte da cidade reivindicada pelos dois lados do conflito.

Ao falar no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o chanceler palestino Riad Malki informou que a decisão também depende do novo governo israelense.

Mais lidas