O número de colombianos que apoiam o diálogo de paz realizado entre o governo e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) aumentou 10% nos últimos meses, chegando aos 72%. A pesquisa, realizada pelo Instituto Gallup, foi divulgada nesta quinta-feira (05/03).
Agência Efe
Diálogos estão sendo realizados desde 2012; presidente Juan Manuel Santos afirmou pretende concluir processo ainda este ano
O levantamento foi realizado com base em 1.200 entrevistas por telefone nas cidades colombianas de Bogotá, Medellín, Cali, Barranquilla e Bucaramanga com cidadãos maiores de 18 anos.
As respostas mostram que desde dezembro, data da última pesquisa, o apoio às negociações, realizadas em Havana (Cuba), subiu de 62% para 72% entre os cidadãos, que aprovam a decisão de buscar uma saída dialogada do conflito armado que já dura mais de 50 anos.
NULL
NULL
Devido aos avanços, 53% dos entrevistados se mostrou otimista que as negociações serão bem-sucedidas, número que não difere muito da registrado em junho do ano passado, quando pela primeira vez foi superada a marca de 50%.
Outra porcentagem que subiu principalmente desde dezembro é a de pessoas que acreditam que os diálogos são a melhor forma de terminar com o conflito armado. Neste critério, 69% dos questionados apoiaram a opção para chegar à paz, número superior aos 58% que defenderam esse modelo em dezembro.
(*) Com agência Efe