Ahmadinejad insiste que Irã não negociará seu programa nuclear
Ahmadinejad insiste que Irã não negociará seu programa nuclear
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reiterou nesta quarta-feira que seu país não negociará a interrupção de seu programa nuclear durante a nova rodada de diálogo com o denominado grupo 5+1, formado pelos países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.
Em discurso em uma localidade a 150 quilômetros ao oeste de Teerã, Ahmadinejad afirmou que o Irã estenderá a mão amistosa, mas cortará a que tiver intenções avessas.
Leia mais:
Ahmadinejad: Irã está disposto a retomar diálogo sobre programa nuclear
Agência de Energia Atômica discute hoje a questão nuclear do Irã
Escalada de sanções é atalho para ação militar contra Irã
“Irã está preparado para conversar em condições de igualdade. Ocidente deve sentar-se à mesa com respeito mútuo. Nessas condições, poderemos dialogar temas globais”, afirmou o líder ultraconservador.
Neste sentido, insistiu em que seu país “não cederá nem um ápice” no que considera seu direito inalienável a desenvolver a energia atômica.
Grande parte da comunidade internacional – com os Estados Unidos e Israel à frente – acusa o Irã de ocultar, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aplicações bélicas cujo objetivo seria aquisição de um arsenal atômico, uma alegação que Teerã nega.
Irã e o 5+1 devem retomar o diálogo nuclear em meados de novembro, provavelmente na Turquia, após mais de um ano sem contatos diretos.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL
