Aliança política iraquiana Al Iraqiya recebe garantias internacionais para participar de novo governo
Aliança política iraquiana Al Iraqiya recebe garantias internacionais para participar de novo governo
A aliança política Al Iraqiya obteve “garantias internacionais” em troca da participação no próximo governo do Iraque, cuja formação foi encarregada ao primeiro-ministro interino, Nouri al-Maliki, assegurou neste sábado (13/11) um dirigente da coalizão.
“Al Iraqiya obteve garantias internacionais, especialmente dos Estados Unidos, em troca da participação no Executivo, e isso se deve à falta de confiança em algumas forças políticas”, ressaltou Mohammed Salman em declarações publicadas neste sábado pelo jornal local Al Zaman.
Leia mais:
Jalal Talabani é reeleito presidente do Iraque
Novo presidente do Iraque deve ser escolhido nesta quinta-feira
Escândalo do Wikileaks reativa debate sobre a guerra no Iraque
Atentado suicida no Iraque causa 25 mortos e 70 feridos
Apesar de o Al Iraqiya ter conseguido o maior número de deputados nas eleições ocorridas em março, 91 de um total de 325, foram insuficientes para governar sozinho.
O partido é liderada pelo ex-primeiro-ministro Ayad Allawi, a quem os EUA passou o poder do Iraque em 2004, depois de mais de um ano de administração americana após a invasão militar.
Salman insistiu que o partido teve garantias de que um novo órgão, que será presidido por Allawi, participará “das decisões políticas”.
Entre as garantias estão assumir a Presidência do Parlamento e o Ministério de Assuntos Exteriores, além de um dos ministérios de segurança. No entanto, ainda não houve um acordo sobre outros três ministérios importantes.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL























