Alta nas exportações chinesas faz bolsas asiáticas atingirem máxima em 17 meses
Alta nas exportações chinesas faz bolsas asiáticas atingirem máxima em 17 meses
Os mercados asiáticos terminaram o pregão de hoje (11) na máxima em 17 meses, reagindo a dados que mostraram uma recuperação das exportações da China, que alimentou otimismo sobre as economias da região.
As vendas externas da China saltaram 17,7% em dezembro sobre igual mês de 2008, ante estimativa de analistas de alta de 4%. O dado interrompe uma série de 13 meses seguidos de declínios. As importações avançaram fortes 55,9%, acima do prognóstico do mercado de 31%. O dado, divulgado ontem, fez os investidores voltarem-se para os ativos asiáticos após os dados ruins de emprego nos Estados Unidos, na sexta-feira.
Chia-Liang Lian, vice-presidente sênior da Pimco, disse que os fundamentos dos países da Ásia tornam seus ativos bastante atraentes. “Vimos como a Ásia passou de forma exitosa durante um ano ruim”, disse Lian em entrevista à Reuters.
O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão atingiu seu maior patamar desde julho de 2008 nesta sessão, em alta de 1,2%, a 432,45 pontos. Tóquio esteve fechada devido a feriado.
O índice acionário de Sydney ganhou 0,78%, a 4.950 pontos, máxima em 15 meses. Os dados chineses impulsionaram papeis ligados a matérias-primas, que se beneficiam da demanda daquele país.
“As pessoas estão gradualmente ficando mais confortáveis com o cenário de recuperação. Vimos dados razoavelmente bons da China e não há nenhum desastre, nenhum outro (caso como) Dubai”, afirmou Greg Goodsell, estrategista de ações do RBS Australia.
Ações relacionadas a matérias-primas também foram o destaque em Hong Kong, onde a bolsa teve alta de 0,51%, a 22.411 pontos. A Aluminum Corp of China (Chalco), maior empresa de alumínio do país, saltou 5%. O mercado de Xangai avançou 0,52%, para 3.212 pontos.
Em Taiwan houve ganho de 0,52%, para 8.323 pontos e em Cingapura, a alta foi de 0,37%, para 2.933 pontos. Por outro lado, em Seul, a bolsa teve variação negativa de 0,07%, para 1.694 pontos.
Europa
As bolsas europeias abriram em terreno positivo hoje, impulsionadas pelas companhias de energia e mineradoras, estas influenciadas pelos bons números da economia chinesa. “As exportações e importações chinesas apresentaram força, aumentando a confiança global na recuperação econômica”, disse Bernard McAlinden, estrategista da NCB Stockbrokers.
Na abertura do pregão Frankfurt apresentava alta de 0,30%. Londres com 0,66%, Madri, 0,41%, Paris, 0,70% e Milão, 0,59%.
NULL
NULL
NULL
























