A América Latina continuará crescendo em um ritmo
acelerado no uso da internet por sua capacidade de absorver as novas
tecnologias e pelo atrativo de redes sociais como Facebook e Twitter.
Vários especialistas que assistem à conferência “The Festival of Media
LATAM 2010”, que termina nesta terça-feira em Miami, disseram que os
países latino-americanos são um exemplo de criatividade no uso dos
meios digitais, embora a televisão continue sendo relevante.
O diretor-geral do Google para a América Latina, Alexandre Hohagen,
previu que sua empresa duplique em dois anos suas receitas na região.
“Nossa visão é de otimismo. A América Latina continuará sendo a região
que mais crescerá no mundo” no uso da internet, tanto pelo acesso por
computadores quanto por telefones celulares, disse Hohagen.
O diretor-geral do Google para a região previu que o faturamento de
publicidade nos veículos online representará em 2013 13% dos US$ 25
bilhões atuais, ou seja, terá quadruplicado em três anos.
O Google considera que a América Latina oferece grandes oportunidades
de crescimento, embora seja necessário um trabalho de informação e
educação muito forte entre as empresas para que entendam a dimensão do
uso dos serviços online.
“Curiosamente, o usuário latino-americano está hoje mais avançado que as empresas no uso da internet”, acrescentou.
Além disso, o Facebook e o Twitter são bem aceitos na região, pela
própria personalidade dos latino-americanos, que gostam de compartilhar
e socializar o máximo possível.
Empresas como Unilever e Diageo expuseram como suas campanhas de
publicidade e marketing foram adaptadas para aproveitar a atração e
impacto do Facebook e do Twitter.
“Já não basta entreter na difusão de uma mensagem. O entretenimento tem
que proporcionar uma verdadeira comunicação com o consumidor”, disse
Enrique Tron, diretor de comunicação da Unilever no México.
Além dele, o vice-presidente de marketing da Diageo, Venky
Balakrishnan, também expôs as inovadoras campanhas de publicidade
desenvolvidas por sua empresa, que utiliza as redes sociais para atrair
a participação de consumidores.
A integração de meios de comunicação nas campanhas de publicidade é uma
das tendências dos departamentos de marketing, pois geram ideias muito
criativas, segundo Roberto Martini, presidente e fundador da agência
CUBOCC.
Os representantes brasileiros destacaram como o uso das redes sociais
disparou, tornando o Brasil o segundo país do mundo – atrás apenas dos
Estados Unidos -, onde mais se enviam mensagens através do Twitter.
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Apesar de reconhecer o poder das redes sociais, o presidente e
diretor-geral da TV Azteca, Mario San Román, destacou que a televisão
continuará sendo um meio essencial “sempre que fornecer conteúdos
relevantes”.
Ele ressaltou que a televisão será o meio ideal onde podem convergir os
serviços online, pois em países como o México “ela representa os
valores de uma sociedade tradicional”.
O presidente da TV Azteca destacou as iniciativas de sua empresa para
que a televisão continue no centro das atividades familiares não só
para o entretenimento, mas também para a compra e a interatividade
entre o consumidor e os fabricantes.
No entanto, Juan Saldívar, diretor-geral da Televisa Interactive Media,
defendeu a ideia de que internet está destinada a ser o meio integrador
de todos os demais, embora “as pessoas não deixarão de ver televisão”.
“A internet está crescendo muito mais que os outros meios e o uso dos celulares é um novo fenômeno”, afirmou.
Segundo ele, o “desafio” é saber “como manter a atenção quando qualquer
consumidor se encontra diante da televisão com dois ou três meios de
comunicação diferentes” como seu computador, celular ou um iPad.
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