Quarta-feira, 19 de novembro de 2025
APOIE
Menu

O chanceler Celso Amorim participa hoje (30/11), em Washington, nos Estados Unidos, da cerimônia de premiação dos “100 pensadores globais” de 2010, em uma lista elaborada pela revista Foreign Policy, informou o Itamaraty.

   

Amorim aparece em sexto lugar na lista, atrás de personalidades como Bill Gates e Warren Buffet, ambos em primeira posição, e o presidente norte-americano, Barack Obama, que ficou em terceiro colocado. Outra brasileira que aparece na lista é Marina Silva, em 32ª posição.

Leia mais:

Mantega põe em dúvida eficácia do plano de estímulo dos EUA

G20 agora vai enfrentar Lula e Dilma, diz presidente sobre câmbio

Aproximação

comercial entre Brasil e África não é imperialista, diz cientista
africano


Amorim:

negociações comerciais podem promover democracia em países da África

   

Segundo a Foreign Policy, Amorim foi incluído na lista por “transformar o Brasil em um ator global”, citando a iniciativa do país em abraçar a aliança dos Brics, com a Rússia, India e China em uma tentativa de “redefinir a governança global”.

   

O brasileiro ainda ficou à frente da chefe do Governo alemão, Angela Merkel, em 10º, e da norte-americana Hillary Clinton, em 13º lugar.

   

A entrega do prêmio ocorre às 18h locais (21h no horário de Brasília) na Corcoran Gallery of Art, e, em seguida, Amorim, seu homólogo turco, Ahmet Davutoglu, o senador dos Estados Unidos John Kerry, entre outros, debaterão temas relacionados à função dos países emergentes em questões energéticas.

   

O chanceler ainda participa, às 15h locais de hoje (18h no horário de Brasília) de um debate intitulado “The New Geopolitics: Emerging Powers and the Challenges of a Multipolar World” (“A Nova Geopolítica: Potências Emergentes e os Desafios de um Mundo Mulipolar”) ao lado do colunista do The New York Times Thomas Friedman.

Siga o Opera Mundi no Twitter  

Conheça nossa página no Facebook 

Amorim recebe prêmio '100 pensadores globais' de revista nos EUA

NULL

NULL

NULL