Os vice-presidentes de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e da China, Xi Jinping, defenderam nesta sexta-feira (19/11) em Luanda o aumento das relações de cooperação para o fortalecimento contínuo das economias dos dois países.
O vice angolano lembrou que as relações entre os dois países remontam desde os tempos da luta de libertação nacional (1963-1975), esperando que se tornem mais fortes no futuro. Para Piedade, os acordos assinados hoje são “encorajadores” e representam “um alicerce sólido” na pareceria estratégia sino-angolana.
“Unidos, os dois países, poderão ser mais fortes. Por esta razão, podemos dizer que esta visita a Angola é já um sucesso”, disse Piedade à agência de notícias angolana Angop.
Leia mais:
No aniversário da independência, Angola celebra a paz e enfrenta novos desafios
África se firma como prioridade nas relações comerciais do Brasil
Angola quer ajuda da Petrobras para mapear o pré-sal africano
Já o vice-presidente chinês enalteceu as potencialidades de Angola, ressaltando que o país africano tem grande projeção no continente desde que conquistou a paz plena, em 2002. Xi comentou que Angola tem estabilidade social, desenvolvimento econômico e “uma notável melhoria das condições sociais da população”.
Ele ressaltou o fato de, nos últimos quatro anos, Angola ser o quarto maior parceiro comercial da China, além de cooperar na coordenação sobre questões de âmbito internacional. Xi Jinping afirmou que o seu país considera Angola um parceiro de cooperação estratégica, realçando que o objetivo da visita é fortalecer a amizade entre os dois países, com base nos princípios de “igualdade e vantagens recíprocas”.
Piedade e Xi Jinping falavam durante o jantar oficial que o vice de Angola ofereceu ao colega chinês, por ocasião da sua visita de 48 horas ao país. A cerimônia de confraternização contou com a presença de vários membros dos governos dos dois países, a governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, o embaixador na China, João Bernardo, entre outros.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL