Na primeira década do século XXI, houve uma mudança na forma como outros países, sobretudo os EUA, passaram enxergar o Brasil. De exótico e desconhecido, o país começou a ser visto, sob os olhares estrangeiros, com uma identidade própria. Esta é a análise do escritor e jornalista Daniel Buarque, autor do livro Brazil, um país do presente (Alameda, 379 pgs, R$52,00), que discute as mudanças em como a imagem do Brasil é recebida no exterior.
Assista trechos da entrevista com Daniel Buarque
“Não existe mais a ideia de que o Brasil é apenas um país latino que pode ser igualado, por exemplo, à Argentina. Na virada da primeira para a segunda década deste século, o país passou a ter visibilidade e ser entendido por ter sua própria cultura, sociedade e economia”, diz o autor, que estudou a imagem do Brasil nos EUA em 2010.
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A razão para a consolidação da identidade brasileira no exterior, diz Buarque, é a visibilidade internacional que o país adquiriu, entre outras coisas, com o crescimento dos Brics (bloco econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), protagonismo regional, a estabilidade em meio à crise econômica de 2008, além da expectativa pela Copa do Mundo (2014) e pelas Olimpíadas (2016).
“No começo desta década, o Brasil era ‘a bola da vez’, ou seja, país emergente que animava o mercado financeiro e despertava interesse ao redor do mundo enquanto outros países enfrentavam dificuldades. Agora em 2015, mesmo com o panorama diferente (economia brasileira passa por dificuldade), a identidade brasileira está consolidada, pois o mundo passou a enxergar esse novo Brasil, que deixou de ser apenas uma promessa”, analisa.
Por outro lado, Daniel Buarque afirma que é difícil mensurar até onde esse novo olhar estrangeiro se transforma de fato em “conhecimento”, ou seja, “uma imagem precisa e clara sobre o que é o Brasil”.
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O autor também faz outra ressalva: muitas vezes é o próprio povo brasileiro o responsável por propagandear e massificar os estereótipos do país, algo ao qual ainda estamos presos, diz Buarque.
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Daniel Buarque: “Olhar estrangeiro reconhece identidade do Brasil”
“As pessoas associam o Brasil ao país do futebol, do carnaval, das mulheres bonitas, etc. Isso é muito difícil de quebrar, pois muitos desses estereótipos fazem parte do que nós brasileiros acreditamos ser o Brasil. Ou seja, vendemos ao mundo que aqui é o país futebol, das mulheres bonitas e assim por diante. E, por outro lado, ficamos frustrados quando vemos a imagem do país no exterior simplesmente como país do futebol e das mulheres bonitas. Então, temos uma dicotomia de como o Brasil se vende, como é visto pelos estrangeiros e como reage a estereótipos”, analisa.
Brazil, um país do presente
Editora: Alameda
Páginas: 379
Preço: R$52,00
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