Segunda-feira, 21 de abril de 2025
APOIE
Menu

Uma falha no sistema central de fornecimento de energia do Chile, que atende a 93% do país, deixou 10 milhões de pessoas no escuro na noite deste sábado (24/09). O blecaute causou caos nos sistemas de transporte e telecomunicações na zona metropolitana de Santiago e nas regiões de Coquimbo, Valparaíso, O'Higgins, Maule e da Região Metropolitana de Santiago. O ministro da Energia, Rodrigo Alvarez, disse que a causa da interrupção foi uma falha em uma linha de transmissão.

O corte energia ocorreu ontem (20h30, no horário local) e durou cerca de três horas. Segundo Alvarez, também houve uma falha na recuperação do sistema de computador de uma distância, forçando a recuperação de serviço manualmente.

O ministro disse que as causas da falha ainda estão sendo investigadas, e, quando questionado sobre a possibilidade de um ataque, afirmou “não descartar qualquer causa.”

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Leia mais:

Falha em Itaipu deixa 70% do Paraguai sem energia elétrica

Blecaute deixa milhões de pessoas sem luz nos EUA e México

Alemanha aprova fechamento de usinas nucleares até 2022

Venezuela aplica fortes medidas para diminuir consumo de energia

Na capital Santiago, o apagão causou confusão em shopping centers, cinemas, estádios e estradas. Milhares de chilenos tiveram que esperar horas para voltar para casa, devido ao fechamento do metrô.

Luzes de emergência, no entanto, funcionaram bem em algumas áreas centrais como bancos e áreas comerciais e na casa de shows em que se apresentava o cantor porto-riquenho Ricky Martin. O público só percebeu o ocorrido depois da apresentação.

Este é o segundo blecaute no Chile em menos de dois anos. O primeiro ocorreu em 14 de março de 2010, duas semanas após o terremoto e tsunami que atingiu o país em fevereiro.

Siga o Opera Mundi o Twitter   

Conheça nossa página no Facebook

Apagão deixou Chile no escuro por três horas neste sábado

NULL

NULL

NULL