O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou, após 13 anos sem se reunir com o Partido Comunista, que realizará um congresso em abril de 2011. O comunicado foi feito na segunda-feira (8/11) durante o ato de celebração do décimo aniversário da assinatura do Convênio Integral de Cooperação entre Cuba e Venezuela.
Ao lado do presidente venezuelano Hugo Chávez, que está em visita ao país, Raúl enfatizou que o foco do congresso será a solução dos problemas econômicos e sociais da ilha.
“O Congresso se concentrará na solução dos problemas da economia e nas decisões fundamentais da atualização do modelo econômico cubano. Além disso, adotará o alinhamento das políticas econômica e social do Partido e da Revolução”.
Leia mais:
Cuba divulga novo plano de reformas econômicas com mais autonomia a empresas e abertura para investimento
Brasil ajudará Cuba a implantar reformas que incentivem trabalho autônomo
Espanha pede à União Europeia fim do embargo a Cuba
Embaixador cubano quer América Latina unida contra embargo dos EUA
Cuba determina aplicação de imposto na renda dos pequenos empresários
Este será o sexto congresso do partido, sendo que a última edição foi em 1997. Em 2011, a data foi escolhida para celebrar os 50 anos da vitória da Baía dos Porcos, invadida em 1961 por opositorres do governo que apoiados pelos Estados Unidos e treinados pela CIA tentaram, sem sucesso, derrubar o governo socialista e assassinar o então líder cubano Fidel Castro.
De acordo com o site cubano CubaDebate, Raúl reiterou que o evento não será apenas o encontro daqueles que forem eleitos para cargos políticos, mas representará principalmente uma discussão de toda a população sobre as decisões a serem tomadas a favor da sociedade ubana.
“A unidade entre os revolucionários, os líderes da Revolução e o povo é nossa principal arma estratégica e o que nos permitiu chegar até aqui e continuar, no futuro, aperfeiçoando o socialismo”, afirmou.
Nesta terça-feira (9/11), iniciou-se o ciclo de seminários do qual participarão dirigentes e especialistas que serão responsáveis pelo processo da discussão. Posteriormente, entre os dias 1 de dezembro e 28 de fevereiro de 2010, os seminários se estenderão para todos os municípios com o objetivo de aumentar e incentivar a participação da população. Neste processo, serão recolhidas as opiniões e sugestões que serão levadas em conta na elaboração dos documentos firmados após a finalização do Congresso.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL