Domingo, 13 de julho de 2025
APOIE
Menu

(Matéria atualizada às 16h05)

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sofreu um acidente doméstico em São Paulo, neste sábado (19/10), razão pela qual foi internado no hospital Sírio Libanês.

De acordo com o boletim assinado pela equipe médica que acompanha o mandatário – a qual é conformada pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio –, o acidente resultou em “um ferimento corto-contuso em região occipital”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades”, afirma o boletim, que termina indicando que Kalil Filho e Germoglio seguirão acompanhando a evolução do quadro clínico do presidente.

A Secretaria de Comunicação da Presidência emitiu um comunicado dizendo que o presidente trabalhará normalmente do Palácio do Planalto nesta semana.

Segundo a Folha de São Paulo, aliados disseram que Lula “escorregou no banheiro e bateu a cabeça, mas passa bem e não perdeu a consciência”.

Ricardo Stuckert
Equipe médica recomendou que presidente Lula evite viagens longas durante período de recuperação do acidente

Cancelamento de viagem à Rússia

A recomendação de evitar viagens longas fez com que o Planalto cancelasse a viagem de Lula à Rússia, que tinha decolagem marcada para este domingo (20/10).

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o presidente deve participar da 16ª Cúpula do BRICS, que acontecerá na cidade russa Kazan.

Em um princípio, Lula estaria presencialmente do evento. Após o acidente e o cancelamento da sua ida à Rússia, se especula que ele deverá participar por vídeo conferência.

A delegação brasileira que viajará a Kazan deve contar com o chanceler Mauro Vieira e o diplomata Celso Amorim, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais.

 

Com informações da Folha de São Paulo.