O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, anunciou nesta quinta-feira (05/05) sua renúncia ao cargo e à liderança de seu partido, AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento).
“Após consultas com o presidente [Recep Tayyip Erdogan] eu decidi que seria mais apropriado para a unidade da AKP mudar o líder”, disse. Sobre a saída de Davutoglu do governo, o mandatário turco afirmou que essa “foi uma decisão do primeiro-ministro”.
Agência Efe
Ahmet Davutoglu anunciou em coletiva de imprensa sua renúncia ao cargo e à presidência de seu partido, AKP
“O nosso relacionamento de lealdade com o presidente continuará. Não vivo essa decisão como um fracasso ou como uma decepção”, declarou.
A renúncia veio depois da piora das relações entre o primeiro-ministro e o presidente, Recep Tayyip Erdogan, que teria perdido a confiança no premiê.
NULL
NULL
A expectativa é de que o sucessor de Davutoglu ajude o presidente em sua tentativa de alterar o sistema de governo do país, de parlamentarismo para presidencialismo. A medida vem sendo criticada por opositores de Erdogan, que afirmam que a mudança resultaria em autoritarismo por parte de Erdogan.
Entre os nomes cotados para assumir o lugar de Davutoglu, estão o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, o ministro dos Transportes, Binali Yıldırım, e o porta-voz do governo, Numan Kurtulmus, todos considerados leais ao presidente..