Segunda-feira, 16 de junho de 2025
APOIE
Menu

O presidente da França, Emmanuel Macron, se reuniu nesta segunda-feira (09/06) com seu homólogo argentino, Javier Milei, com quem discutiu as perspectivas de ratificação do acordo entre União Europeia e Mercosul.

O assunto foi discutido entre os líderes não muito tempo após Macron ter debatido o tema com o mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Lula pediu que seu colega “abrisse” o coração para assinar o pacto, e o francês estimou que poderia fazê-lo até o final do ano, desde que fossem incluídas medidas de proteção à agricultura e pecuária de seu país.

A conversa ocorre em meio a ameaças do presidente de extrema direita em deixar o bloco de países sul-americanos, formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, e Uruguai (Venezuela está suspensa).

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

De acordo com fontes do governo argentino, presentes na delegação sul-americana, o acordo UE-Mercosul não foi o único foco da reunião ocorrida em Nice. Macron e Milei também falaram sobre uma possível cooperação na exploração de minerais críticos.

 Encontro com Macron faz parte de longa viagem internacional de Milei
Présidence de la République France/Flickr

A França tem grande interesse de acelerar os investimentos nos setores de lítio, cobre e outros minerais de importância nacional.

Um terceiro assunto debatido entre os mandatários teria sido a participação de Paris no chamado Plano Nuclear Argentino, que inclui a produção de pequenos reatores para gerar a energia necessária ao desenvolvimento de um polo de Inteligência Artificial (IA).

O encontro com Macron faz parte de uma longa viagem internacional de Milei que começou em Roma, onde se encontrou com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o papa Leão XIV; passou pela Espanha para participar de um encontro ultraliberal; e será concluída em Israel, onde se reunirá com Isaac Herzog e Benjamin Netanyahu, presidente e premiê israelenses, respectivamente.

(*) Com Ansa