A senadora argentina Norma Durango propôs ao Congresso nesta última segunda-feira (07/12) estampar o ex-jogador Diego Armando Maradona na nota de 1.000 pesos do país (que vale cerca de R$ 62).
Segundo o projeto, de um lado da cédula estaria o rosto do ícone do futebol mundial; do outro, uma estampada a foto do segundo gol contra a Inglaterra na Copa do México, em 1986, que classificou a seleção argentina e ficou conhecido como Gol do Século.
A proposta sugere ainda que o Banco Central da Argentina realize a impressão de 50%, no mínimo, das notas “previstas para serem impressas durante o ano de 2021”. “A ideia é reconhecer Maradona, com seus prós e contras, e sinto que o projeto teve uma grande aceitação, embora alguns não concordem”, disse a senadora À rádio La Red.
Durango afirmou que o projeto também leva em conta que turistas que visitarem a Argentina “vão querer levar 'Maradona'” com eles. A parlamentar também disse que ainda não sabe se a proposta será discutida ainda este ano pelo Congresso.
Wikimedia Commons
Maradona morreu no final de novembro, aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória
Além da nota, o projeto inclui emissão de selos com a imagem do ex-jogador no Plano de Emissão de Selos 2021. Segundo o documento, seria uma coleção comemorativa apresentando a trajetória de Maradona dentro do esporte, desde o começo da carreira, até ser técnico de futebol.
Maradona
O ex-jogador, treinador e ícone do futebol argentino morreu no final de novembro, aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória na cidade de Tigre, na província de Buenos Aires.
Maradona se recuperava de uma cirurgia que havia realizado na última semana para drenar uma hemorragia no cérebro. O quadro se complicou após o argentino apresentar sintomas de abstinência. O argentino lutava contra a dependência química há décadas.
Após um velório marcado por confronto com a polícia, o corpo de Maradona foi transportado pelas ruas de Buenos Aires, capital da Argentina, até o cemitério de Jardín Bella Vista, onde foi enterrado ao lado de seus pais.