O escritório de arquitetura norueguês Gartnerfuglen Arkitekter desenvolveu uma cabana portátil para pescadores de lagos e rios congelados que conserva o calor humano a partir de paredes feitas de gelo.
Intitulado Noun.1 Unavailability, o projeto nunca perde suas paredes, pois o frio intenso da região ártica é capaz de renova-las constantemente. Por sua vez, a estrutura em madeira consegue ser facilmente desmontada e transferida de local.
NULL
NULL
Segundo o portal norte-americano Arch Daily, os painéis funcionam como uma espécie de “primeira pele” capaz de isolar os habitantes da cabana de rajadas de ventos e, assim, conservar o ar quente do interior da habitação.
Divulgação
Mais além, quando iluminado, o gelo que reveste a cabana difunde a luz de velas e acaba fazendo do abrigo uma espécie de lanterna cravada no meio da vastidão de planícies de neve.
Divulgação
A Gartnerfuglen Arkitekter diz ainda que a cabana também pode ser adaptada para outro tipo de público. Se, em lugar de campos de gelo, o cliente do escritório deseja utilizar a habitação em sítios ou áreas mais verdes, a estrutura pode ser utilizada como suporte para plantas trepadeiras, como tomates e pepinos.
Divulgação