Ataque contra comunidade brasileira no Suriname deixa ao menos 14 feridos
Ataque contra comunidade brasileira no Suriname deixa ao menos 14 feridos
A comunidade brasileira na cidade de Albina, no norte do Suriname, foi atacada ontem (25) em represália à morte de um morador local, informou hoje (26) o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Segundo a agência Reuters, citando informações do embaixador brasileiro no Suriname, José Luiz Machado e Costa, uma mulher grávida, que perdeu o bebê, está entre os 14 feridos. Os brasileiros em condição de risco foram levados para a capital Paramaribo e estão hospedados em dois hotéis.
O ataque teria sido uma vingança pela morte de um morador supostamente assassinado por um brasileiro, que estaria foragido, disse o ministro da Justiça e da Polícia local, Chandrikapersad Santokhi. Ele afirmou em entrevista à imprensa que entre 100 e 500 pessoas saquearam um shopping center e outras lojas, mas que o tumulto já está controlado.
A cidade de Albina, na fronteira com a Guiana Francesa, abriga minas de ouro, que emprega brasileiros ilegais. Essa atividade gera tensão entre brasileiro e surinameses, incluindo ameríndios, que enfrentam uma alta taxa de desemprego, e também quilombolas, chamados de “marrons”, segundo Machado e Costa, que dominam politicamente a região fronteiriça.
Costa disse ainda que dificilmente os brasileiros voltarão para Albina após o ataque. “Não acredito que queiram voltar. Eles estão falando em chacina, em assassinato em massa, eles estão muito assustados”, relatou o embaixador.
O governo brasileiro estuda enviar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para Paramaribo para levar remédios e alimentos.
Google Earth
O ponto A em vermelho indica a localização da cidade de Albina, no Suriname
*Alterada as 16h13
NULL
NULL
NULL