A ANP (Autoridade Nacional Palestina) proibiu nesta quinta-feira (03/02) qualquer manifestação ou protesto relacionado com “assuntos regionais”, em alusão às demonstrações de solidariedade ao povo egípcio.
O porta-voz das forças de segurança palestinas na Cisjordânia, Adnan Dumeri, anunciou à imprensa que “todas as reuniões e manifestações em apoio às questões regionais estão proibidas”, e argumentou a decisão afirmando que a “ANP não intervém em assuntos regionais”.
A decisão da ANP foi tomada após agentes palestinos reprimirem ontem vários manifestantes que participavam de um protesto em apoio do povo egípcio, que exige há mais de uma semana a renúncia de Hosni Mubarak do poder.
Leia mais:
Jornalistas brasileiros são detidos, vendados no Egito e obrigados a voltar para o Brasil
Primeiro-ministro do Egito pede desculpas à população pela violência de ontem no país
Situação piorou após discurso de Mubarak, diz professor da USP que está na capital do Egito
Embaixador brasileiro no Cairo não crê em transição tranquila de poder no Egito
Museu Nacional do Cairo é atingido por coquetéis molotov
Uma nova verdade desponta no mundo árabe
A ONG Human Rights Watch (HRW) pediu nesta quinta-feira à ANP que acabe com “a violência policial contra manifestantes pacíficos em favor dos protestos egípcios”. Segundo um comunicado divulgado pelo organismo de defesa dos direitos humanos, a polícia palestina foi responsável pela violência contra uma manifestação de uma centena de pessoas em Ramallah para mostrar solidariedade com o povo egípcio.
A ONG denuncia que “os agentes detiveram vários participantes, dois jornalistas e um funcionário da organização da convocação”. O comunicado acrescenta que se documentaram ataques contra outras manifestações pró-democracia ao longo desta semana e lembra que a União Europeia e os Estados Unidos financiam o treinamento e o equipamento das Forças de segurança palestinas, com 230 milhões de euros e 250 milhões de euros respectivamente doados no ano passado.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL