Quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Compartilhe:

O baixo índice de participação nas eleições haitianas deste ano são uma amostra da descrença da população em suas lideranças e até mesmo no sistema eleitoral, afirma o economista e professor da Universidade de Porto Príncipe Camille Chalmers, diretor da PAPDA (Plataforma Haitiana Para um Desenvolvimento Alternativo).

Segundo ele, a população haitiana se deu conta de que o Estado “não a respeita”. “Votar [no Haiti] não é um exercício democrático, porque temos eleições coloniais, mercantilizadas e, em muitos lugares, controladas pela economia criminal, o dinheiro da droga”, diz.

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

Wálmaro Paz/Opera Mundi

Camille Chalmers: “votar [no Haiti] não é um exercício democrático”

Opera Mundi: Por que o índice de abstenção nas eleições foi tão elevado?
Camille Chalmers:
O nível de abstenção nas eleições de nove de agosto foi mais alto do que o declarado. Falam de 18 por cento de comparecimento, mas entendemos que foi menor. Esta abstenção massiva se explica por vários motivos. O primeiro deles é o fato de que o povo haitiano, depois da ruptura com a ditadura duvalierista de 1986, quis construir sua democracia, suas instituições e isto foi totalmente obstaculizado pelo império e por seus representantes. Quando analisamos as conjunturas eleitorais de 1990 até 2015, nos damos conta de que há um retrocesso. A participação em 1990 foi massiva, a participação em 2006 foi menor, mas ainda importante e agora é insignificante.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

Segundo Camille Chalmers, da Universidade de Porto Príncipe, população haitiana se deu conta de que o Estado “não a respeita”

NULL

NULL

OM: Quais as causas disso?
CC:
 O pessoal se deu conta é que são instituições que não tem nenhuma representatividade, que não respeitam o povo do Haiti e não atendem suas necessidades. O povo se deu conta que esta organização das instituições e o seu controle é feito de fora. Isso se manifestou de forma muito grosseira e agora já totalmente documentada nas eleições de 2010 e 2011, quando o povo votou e a OEA, a Minustah e os Estados Unidos decidiram que não tinham o direito de escolher seu presidente e designaram Martelli, que nem deveria que estar no segundo turno. Assim, as pessoas se deram conta muito bem da manipulação que se fez através do controle externo e perderam confiança no processo. Para eles, votar não é um exercício democrático, porque temos eleições coloniais, mercantilizadas e, em muitos lugares, controladas pela economia criminal, o dinheiro da droga.

OM: Mas o processo está em andamento. O que o povo fez?
CC:
 São três elementos que o movimento social haitiano exigiu. No início, quando se começou a discutir o processo eleitoral e a colocação em marcha de um novo Conselho Eleitoral Provisório, vimos que teríamos que fazer uma descolonização, uma desmercantilização e uma desgangterização das eleições, que são as três condições fundamentais para se avançar até eleições realmente democráticas. O povo não tem confiança no aparelho eleitoral. Não tem confiança no processo eleitoral, e por muitas razões: inclusive por que o presidente Martelli fez campanha para um partido, o PHTK, utilizando todos os recursos do Estado, veículos do Estado, dinheiro do Estado, o que é formalmente proibido pelo decreto eleitoral e o CEP [comissão eleitoral] não fez nada.

OM: Como explicar isso?
CC:
 O povo, ao mesmo tempo em que se dá conta de que é um jogo tramposo, uma armadilha onde não há possibilidade de ganhar, vê que é uma ocasião de se ganhar algum dinheiro, porque gastam muito na campanha. Há uma corrupção da ideia do processo que não é um ato cívico, um ato cidadão de reconstrução democrática, mas sim uma ocasião para se fazer um pouco de dinheiro. 

Mais lidas