O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira (27/01) a Cuba para participar da segunda reunião de cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos). O encontro reunirá diversos líderes da região para intensificar o diálogo político e a cooperação entre 33 países. Entre os principais temas a serem abordados estão o combate à fome, pobreza e desigualdade. O Chile foi a sede do primeiro encontro da Celac, no ano passado.
Ban Ki-moon, ao chegar à capital cubana, Havana, disse estar interessado em observar as mudanças que ocorrem na ilha e como a ONU pode dar apoio. “Estou muito interessado no processo de mudança que está acontecendo em Cuba e, por isso, tenho muito interesse em conhecer o que está sendo feito e como as Nações Unidas podem apoiar esse processo”, explicou o secretário-geral, em uma breve declaração no aeroporto do país.
NULL
NULL
O secretário-geral falou também do interesse em escutar, durante a participação no encontro, a opinião dos líderes latino-americanos e caribenhos em temas como paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Ele confirmou que se reunirá com o presidente cubano, Raul Castro, ministros e outras autoridades.
A presidenta Dilma Rousseff chegou ontem a Havana, onde participa da reunião da Celac. Ela terá um encontro com Raúl Castro amanhã (28). Ao lado do presidente, Dilma participará da inauguração da primeira fase de um porto que teve o financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
* Com informações da Agência Lusa