Biden é diagnosticado com câncer de próstata 'altamente agressivo'
'O câncer afeta a todos nós', postou o ex-presidente nas redes sociais; tumor já se espalhou para os ossos
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado com câncer de próstata altamente agressivo. Segundo comunicado do seu gabinete, o tumor já se espalhou para os ossos.
“O câncer afeta a todos nós. Como muitos de vocês, Jill (Biden, sua esposa) e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigada por nos ajudar com amor e apoio”, disse o ex-presidente, de 82 anos, ao postar uma foto sorrindo, ao lado da esposa.
Na semana passada, Biden procurou atendimento médico após apresentar sintomas urinários e detectar um nódulo na próstata. Segundo o Escore de Gleason, pontuação dada à doença na região, o seu caso foi 9 em 10, o que indica um tipo de câncer altamente agressivo.
Para crescer, o tumor depende de hormônios, o que possibilita tratamentos que bloqueiam a ação hormonal. O ex-presidente e sua família estão avaliando opções de tratamento.

Reprodução / Redes Sociais
Biden já passou por tratamentos de câncer de pele e de uma lesão no peito. Ele também já perdeu um filho para o câncer, o que o levou, enquanto presidente, a lançar a “missão à lua contra o câncer”, que visava reduzir pela metade a mortalidade da doença em 25 anos.
Segundo a Sociedade Americana do Câncer, o câncer de próstata é o tumor mais comum nos Estados Unidos e a segunda principal causa de morte pela doença entre os homens.
Saúde de Biden
O anúncio chega em meio às polêmicas sobre a capacidade cognitiva do ex-presidente, após o lançamento de Original Sin, dos jornalistas Jake Tapper e Alex Thompson. Eles alegam, com base em entrevistas com assessores e parlamentares norte-americanos, que a Casa Branca encobriu a deterioração da saúde do ex-presidente.
Durante as eleições de 2024, críticas à capacidade cognitiva de Biden o obrigaram a sair da disputa eleitoral e a apoiar Kamala Harris na corrida presidencial.
Dias atrás, houve um vazamento de gravações de áudio de uma entrevista de Biden de 2023, evidenciando seus lapsos de memória. Donald Trump, inclusive, chegou a zombar do ex-presidente, afirmando que ele era “infeliz e tinha problemas cognitivos”.
Após o anúncio do câncer, o republicano postou na sua plataforma Truth: “Melania e eu lamentamos o recente diagnóstico médico de Joe Biden. Desejamos a Jill e à família nossos melhores votos de felicidades e uma rápida e bem-sucedida recuperação para Joe”.
Vários políticos dentro e fora dos Estados Unidos manifestaram apoio a Biden.
Barack Obama escreveu na plataforma X: “Michelle e eu estamos pensando em toda a família Biden. Ninguém fez mais para encontrar tratamentos inovadores para o câncer em todas as suas formas do que Joe, e tenho certeza de que ele enfrentará esse desafio com sua determinação e elegância características. Oramos por uma recuperação rápida e completa.”
Kamala Harris, também se manifestou na plataforma: “Doug e eu lamentamos muito o diagnóstico de câncer de próstata do Presidente Biden. Mantemos ele, o Dr. Biden e toda a sua família em nossos corações e orações neste momento. Joe é um lutador — e sei que ele enfrentará este desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre definiram sua vida e liderança. Estamos esperançosos por uma recuperação completa e rápida”.
Com The Guardian.
