O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu ajuda a Brasil, Argentina e Chile para resgatar nove possíveis sobreviventes de um desabamento de um edifício há quatro dias na cidade de Santa Cruz, que deixou seis mortos, informaram nesta quinta-feira (27/01) fontes oficiais.
O porta-voz presidencial, Ivan Canelas, anunciou em entrevista coletiva que o ministro de Mineração, José Pimentel, levará uma broca a Santa Cruz, que começará a cavar para tentar localizar possíveis sobreviventes.
O diretor do Centro de Operações de Emergência de Santa Cruz, Guillermo Saucedo, confirmou que até esta quinta-feira seis corpos foram resgatados entre os escombros do edifício de nove andares, que desabou na segunda-feira por causas ainda não determinadas.
Leia mais:
Mineiro sobrevivente comemora fim do ano em que ficou soterrado no Chile
Chefe do resgate dos mineiros chilenos rebate declarações de Obama
Mineiros chilenos são vítimas da flexibilização trabalhista
Salvador Allende, a Codelco e os mineiros de Copiapó
Ele acrescentou que possivelmente nove pessoas ainda estejam debaixo dos escombros com vida, pois na quarta-feira eles fizeram contato através de golpes nas paredes. As brigadas de resgate começaram a perfurar túneis para levar uma câmera, microfones, comida e oxigênio aos sobreviventes. Além disso, nas próximas horas perfurarão um túnel horizontal com a broca levada pelo ministro, em busca do local onde supostamente estão os sobreviventes.
O mineiro boliviano Carlos Mamani, um dos 33 sobreviventes do desastre no ano passado na mina de San José, no Chile, disse que, se as equipes conseguirem enviar água e oxigênio aos sobreviventes, haverá grandes chances de o resgate ser um sucesso, publicou nesta quinta-feira o jornal de Santa Cruz El Deber.
Mamani ressaltou que essa deve ser a prioridade e que “depois tem que vir a tarefa de resgate, com paciência, mas sem pausa”. O mineiro boliviano, que está no Chile, acrescentou que gostaria de ir a Santa Cruz para ajudar nos trabalhos de resgate.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL