Quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Compartilhe:

 

Bolívia pede ao Mercosul tratamento preferencial por não ter saída para o mar
 
O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta sexta-feira (11/10) ao Mercosul, organismo com o qual negocia uma incorporação como membro pleno, um tratamento preferencial no comércio pelo fato de o país não possuir saída para o mar.
 
O líder disse em discurso para empresários na região de Santa Cruz de la Sierra que deseja que os países-membros do bloco concedam à Bolívia preferências em tarifas e exportações porque, em primeiro lugar, o país é “uma nação sem saída ao mar, por enquanto”.
 
Em seguida, Morales sustentou que outra razão para fazer esse pedido é que a Bolívia é um país que omeçou a se erguer, deixando “um país mendigo”, mas “um Estado digno” que, em pouco tempo, deu passos importantes.
 
Nesse sentido, Morales solicitou aos empresários de Santa Cruz que debatam sobre a forma como a Bolívia pode aproveitar o Mercosul para fortalecer a economia de todos os setores produtivos e o investimento na ciência e tecnologia, necessárias para a agricultura.
 
O Mercosul é integrado pela Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela e Paraguai – este último suspenso do bloco após a destituição, em junho de 2012, de Fernando Lugo da Presidência do país.
 

País andino perdeu área litorânea no século XIX, após guerra contra o Chile

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

NULL

NULL


A última Cúpula do Mercosul, realizada em Brasília há pouco mais de um mês sem representação paraguaia, aprovou um Protocolo de Adesão da Bolívia como membro pleno do bloco, o que deve ser referendado pelos Parlamentos dos países-membros. Até agora, a Bolívia é apenas um Estado associado ao organismo.

Após ser derrotada em 1879 por tropas do Chile, a Bolívia perdeu 400 quilômetros de costa e 120.000 quilômetros quadrados de superfície.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

Morales advertiu várias vezes que a Bolívia tem preparado um processo contra o Chile para ser apresentado em tribunais internacionais, no qual pedirá a restituição da saída ao Pacífico e denunciará que o tratado que fixou os limites territoriais em 1904 não está sendo cumprido.
 

Mais lidas