Bolívia: temporais ja causaram oito mortes e deixaram mais de 100 mil desabrigados este ano
Bolívia: temporais ja causaram oito mortes e deixaram mais de 100 mil desabrigados este ano
A Bolívia, assim como o Peru, tem sido atingida nos últimos dias por chuvas torrenciais. Segundo dados da defensoria pública, oito pessoas morreram, duas desapareceram e mais de cem mil estão desabrigadas em oito dos nove departamentos (estados) do país, desde o começo do ano.
Um dos departamentos mais afetados foi Santa Cruz, localizado na região industrial conhecida como meia-lua, na região centro-leste do país: 11 municípios declararam estado de emergência. Junto a Beni (norte) e Cochabamba (centro), são os departamentos mais devastados pelas chuvas, onde se encontram quase 9 mil das mais 22 mil famílias afetadas.
Segundo o diretor de emergências do Ministério da Defesa, coronel Rafael Uria, estão sendo investigadas as mortes de três jovens em Santa Cruz.
Em La Paz, localizada no departamento de mesmo nome, um deslizamento de terras começou no final da madrugada e destruiu cerca de 70 casas. Segundo a prefeitura, o acidente colocou mais de uma centena de casas na região de Huanu Huanuni, sul da cidade, sob risco de desabamento.
Javier Mamani/EFE
Desabamento na região sul de La Paz destruiu cerca de 70 casas
O ministro de Governo, Sacha Llorenti, que esteve no local, declarou que foram mobilizadas unidades policiais, de Defesa Civil e voluntários para assistir as famílias que sofreram danos, segundo a ABI (Agencia Boliviana de Informações). O prefeito da cidade, Juan del Granado, disse que no bairro existem quatro campos de futebol que serão usados para instalar as famílias desabrigadas.
O vice-ministro de Defesa Civil, Hernan Tuco, disse que serão feitos voos para distribuir ajuda humanitária aos afetados pelas chuvas e que o presidente Evo Morales pretende destinar 100 mil dólares para ajudar os desabrigados, ação que ainda não foi confirmada.
Google Maps
NULL
NULL
NULL