Domingo, 13 de julho de 2025
APOIE
Menu

A Bolívia, assim como o Peru, tem sido atingida nos últimos dias por chuvas torrenciais. Segundo dados da defensoria pública, oito pessoas morreram, duas desapareceram e mais de cem mil estão desabrigadas em oito dos nove departamentos (estados) do país, desde o começo do ano.

Um dos departamentos mais afetados foi Santa Cruz, localizado na região industrial conhecida como meia-lua, na região centro-leste do país: 11 municípios declararam estado de emergência. Junto a Beni (norte) e Cochabamba (centro), são os departamentos mais devastados pelas chuvas, onde se encontram quase 9 mil das mais 22 mil famílias afetadas.

Segundo o diretor de emergências do Ministério da Defesa, coronel Rafael Uria, estão sendo investigadas as mortes de três jovens em Santa Cruz. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Em La Paz, localizada no departamento de mesmo nome, um deslizamento de terras começou no final da madrugada e destruiu cerca de 70 casas. Segundo a prefeitura, o acidente colocou mais de uma centena de casas na região de Huanu Huanuni, sul da cidade, sob risco de desabamento.

Javier Mamani/EFE



Desabamento na região sul de La Paz destruiu cerca de 70 casas

O ministro de Governo, Sacha Llorenti, que esteve no local, declarou que foram mobilizadas unidades policiais, de Defesa Civil e voluntários para assistir as famílias que sofreram danos, segundo a ABI (Agencia Boliviana de Informações). O prefeito da cidade, Juan del Granado, disse que no bairro existem quatro campos de futebol que serão usados para instalar as famílias desabrigadas. 

O vice-ministro de Defesa Civil, Hernan Tuco, disse que serão feitos voos para distribuir ajuda humanitária aos afetados pelas chuvas e que o presidente Evo Morales pretende destinar 100 mil dólares para ajudar os desabrigados, ação que ainda não foi confirmada.

Google Maps

Bolívia: temporais ja causaram oito mortes e deixaram mais de 100 mil desabrigados este ano

NULL

NULL

NULL