Bolsas asiáticas se recuperam e apresentam ligeira alta
Bolsas asiáticas se recuperam e apresentam ligeira alta
A maioria dos mercados da Ásia fechou em ligeira alta hoje (18), recuperando-se dos resultados da véspera. Os preços das commodities e fatores locais nortearam parte das bolsas da região, que ainda sofreram com a realização de lucros.
Em Hong Kong, as realizações de lucros levaram o índice Hang Seng a descer 0,3%, aos 22.840,33 pontos.
As Bolsas da China fecharam em elevação pelo quarto pregão seguido. As ações de empresas de gás lideraram a alta, devido às expectativas de um iminente reajuste dos preços e por conta do aumento da demanda causado por tempestades de neve no país. O índice Xangai Composto subiu 0,6% e encerrou aos 3.303,23 pontos. O Shenzhen Composto ganhou 0,3% e terminou aos 1.188,47 pontos.
O fortalecimento do dólar nos mercados internacionais e a alta na taxa de paridade central dólar-yuan fizeram a moeda chinesa apresentar queda em relação à unidade norte-americana, mas as altas do dólar foram eclipsadas pelas expectativas de que Pequim vai manter sua estável política monetária indefinidamente. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8270 yuans, de 6,8265 yuans do fechamento de terça-feira.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou ligeira alta. O índice Taiwan Weighted subiu 0,4% e encerrou aos 7.766,69 pontos, liderado pelo setor siderúrgico.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul fechou em alta de 1,1%, aos 1.6023,97 pontos. Um rali nas ações de corretoras liderou os ganhos, sob influência do desempenho de ontem das bolsas de Nova York.
Na Bolsa de Sydney, na Austrália, a alta foi puxada pelas ações do Australia & New Zealand Banking Group e da seguradora QBE Insurance Group, que se recuperaram depois de terem registrado forte queda ontem. O índice S&P/ASX 200 terminou com elevação de 0,2%, fechando aos 4.739,0 pontos.
O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, ganhou 0,7%, e encerrou aos 3.052,61 pontos.
A Bolsa de Cingapura encerrou em baixa, desprezando a ligeira alta em Wall Street, uma vez que os investidores tomaram mais cautela com o forte movimento de alta na bolsa doméstica. O índice Straits Times recuou 0,7% e fechou aos 2.745,04 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,4% e fechou aos 2.484.23 pontos, após baixa pela manhã aos 2.452,98 pontos, por conta de procurar por oferta por parte de investidores estrangeiros em papéis do setor automotivo e relacionados a petróleo devido à alta da commodity.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,1% e fechou aos 707,26 pontos, e provavelmente deve manter a consolidação, esperando por sinais positivos para decolar novamente, disse um analista. A corte Administrativa Suprema ainda deve anunciar a suspensão de 76 projetos industriais após a terceira audiência hoje.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, cedeu 0,4% e fechou aos 1.275,10 pontos com realizações de lucros em papéis de primeira linha e de pesos pesados ligados ao índice.
Europa
As bolsas europeias apresentam alta, animadas pela resistência das bolsas norte-americanas, que fecharam o pregão ontem em terreno positivo, apesar de notícias negativas como a de um aumento inferior ao previsto da produção industrial da primeira economia mundial. Londres subia às 07h de Brasília 0,16%, Frankfurt 0,43%, Paris 0,54% e Madrid 0,62%.
Para hoje, as atenções dos investidores deverão novamente virar-se para os Estados Unidos, onde serão divulgados os dados sobre a inflação e os índices de construção e licenças de construção.
NULL
NULL
NULL