As principais bolsas de valores da Ásia fecharam hoje (7) em alta, lideradas por valorizações em Taipé (Taiwan) e Seul. A exceção foi Tóquio e Sydney, com a confiança dos investidores ainda fraca por preocupações fiscais com Grécia, Espanha e Portugal.
“Há muitas incertezas sobre os problemas da zona do euro, a chance de haver imposição de limites à tomada de riscos pelos bancos nos Estados Unidos e preocupações sobre o aperto da política monetária da China”, afirmou Norihiro Fujito, gerente geral do Mitsubishi UFJ Securities à agência Reuters.
O índice MSCI, que reúne bolsas de valores da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, operava em alta de 0,91%, impulsionado por valorização no setor de tecnologia.
A bolsa de Seul fechou em alta de 1,14%, com o índice Kospi se recuperando de menor patamar em dois meses para acima do patamar de 1.550 pontos. O movimento foi apoiado em valorização de ações do setor de tecnologia, como a Samsung Electronics.
Em Xangai, houve valorização de 0,5%, com ações do setor financeiro em alta apesar da listagem do China First Heavy Industries ter continuado com uma série de baixas decepcionantes no mercado. O giro encolheu para menor nível em 11 meses.
Ações em Taiwan avançaram 2,01%, o maior ganho desde setembro, com fundos do governo comprando ações e fortes dados de exportações impulsionando empresas de indústrias de tecnologia como TSMC, maior fabricante mundial de chips sob encomenda.
Já em Tóquio, a bolsa caiu 0,2%, a 9.932 pontos, menor nível em dois meses, depois de superar os 10 mil pontos no pregão de ontem.
A Toyota avançou em movimento de cobertura de posições curtas. A montadora anunciou recall de quase meio milhão de unidades do modelo Prius entre outros modelos híbridos para reparar problemas no sistema de freios.
A bolsa de Hong Kong teve ganho de 1,22%, a 19.790 pontos. Cingapura teve valorização de 1,91% momentos antes do fechamento.
O mercado em Sydney encerrou em queda de 0,36%, pressionado pelo banco Macquarie, que perdeu 6% depois que o lucro do segundo semestre ficou abaixo das estimativas do mercado. A instituição também alertou que o os negócios com crédito não estão tão fortes quanto no primeiro semestre.
Europa
O mercado acionário europeu iniciou a sessão com tendência mista: indefinição em Londres e Frankfurt, e baixas em Paris e Madrid.
Nos primeiros instantes da negociação, os índices FTSE 100, Londres, e DAX, Frankfurt, mostraram-se inalterados. O DAX abriu em queda de 0,2%, mas atingiu a leve alta de 0,04%. O FTSE 100 abriu com 0,03% e marcava 0,2% às 8h30 (horário de Brasília).
Em Paris, o CAC 40 cedia 0,27% no arranque das operações, enquanto o IBEX 35, de Madrid, cedia mais de 0,7% no início da jornada.
NULL
NULL
NULL