As Bolsas de Valores europeias abriram em alta um dia após o anúncio do plano de ajuda à Irlanda, que prevê, por parte da União Europeia e do FMI(Fundo Monetário Internacional) o empréstimo de 90 bilhões de euros em três anos para salvar os bancos e as contas públicas do país.
Apesar de, geralmente, os mercados esperarem a abertura de Wall Street, Londres já está com alta de 0,76%, Frankfurt de 0,7%, Paris de 0,84% e Milão, de 0,46%.
Leia mais:
União Europeia prepara plano de ajuda para conter crise econômica na Irlanda
Reino Unido oferece ajuda a setor bancário da Irlanda
G20 tem pré-reunião com debates 'acalorados' e sem consenso
G20 precisa encontrar solução de equilíbrio para a guerra cambial, defende Lula
G20 aprova plano de ação para impulsionar países em desenvolvimento
Irlanda recusa ajuda financeira e mercados caem frente à instabilidade na zona do euro
O efeito da crise na Irlanda também marcou as bolsas asiáticas, O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio, que fechou hoje com 0,93% em alta, e em Taiwan, que terminou o dia com alta de 0,83%. Já o índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong fechou em queda de 0,35% e a Bolsa de Xangai caiu 0,15%.
Hoje o euro também apresentou alta diante do dólar. O euro está cotado em 1,3772 dólares (contra 1,3688 de sexta-feira em Nova York) e a 114,89 ienes (contra 114,09 de sexta-feira).
O chanceler da Grã-Bretanha, William Hague, confirmou que seu país pretende emprestar para Dublin 8 bilhões de euros.
A recente crise que atingiu as instituições financeiras na Irlanda fez a comunidade internacional temer um novo recuou do crédito na Europa.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL