O presidente Jair Bolsonaro testou negativo para coronavírus. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13/03) pelo perfil oficial do mandatário no Facebook. Bolsonaro já chegou a classificar a covid-19 como “fantasia”.
“HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro”, diz o post na rede social, na qual o presidente aparece em uma foto dando uma “banana” provavelmente a repórteres na frente do Palácio da Alvorada. Em um tuíte posterior, Bolsonaro pediu que “não se acredite na mídia fake news”.
No entanto, uma reportagem da emissora norte-americana Fox News disse ter falado com o filho de Bolsonaro, o deputado Eduardo, que teria confirmado o resultado positivo. Na sequência, Eduardo voltou atrás e disse à emissora que o teste havia dado negativo.
O mandatário brasileiro, que completa 65 anos no próximo dia 21 de março, foi testado nesta quinta (12/03) após o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, ter sido infectado com o coronavírus na mesma viagem. Além de Bolsonaro, a primeira-dama, Michele, o filho do presidente, o deputado Eduardo, e outros membros da comitiva que foi aos EUA também fizeram os testes. Todos deram negativo.
Na viagem aos Estados Unidos, Bolsonaro, Wajngarten e outros membros da comitiva se encontraram com o presidente norte-americano, Donald Trump, e com o vice, Mike Pence. Segundo a emissora CNN, por mais que, nesta quinta, Trump tenha dito que não se preocupava com o teste positivo do secretário brasileiro, a Casa Branca e o mandatário exigiram de Brasília mais informações sobre as infecções.
O governo brasileiro acredita que a contaminação de Wajngarten tenha acontecido no resort de Mar-a-Lago, na Flórida, propriedade de Trump onde aconteceram os encontros no último final de semana.
Alan Santos/PR
Teste de Bolsonaro deu negativo para coronavírus
Ainda nesta quinta, Bolsonaro apareceu de máscara na live semanal que faz pelo Facebook. Ele já havia sido testado quando entrou no ar, à noite.