O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta segunda-feira (20/09) com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em um encontro antes da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, cujo discurso de abertura será feito pelo brasileiro nesta terça (21/09).
Na ocasião, o líder britânico, que já tomou as duas doses do fármaco desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório Astrazeneca, elogiou o medicamento, chamando-o de “vacina excelente”. Bolsonaro, por sua vez, alega que não tomou o imunizante, sendo o único entre os 19 líderes do G20 que declarou não estar imunizado e que não iria tomar a vacina para ir ao evento.
Durante a conversa nos Estados Unidos, o premiê britânico destacou que os países estão trabalhando em conjunto em prol das vacinas contra a covid-19 e incentivou todos a se imunizarem para combater a doença.
Segundo o jornal britânico Evening Standard, o líder britânico chegou até a informar que visitaria o Brasil antes do “aborrecimento da pandemia”. No término da reunião, ele agradeceu aos jornalistas e reforçou que já havia se vacinado. Com ajuda de uma intérprete, Bolsonaro voltou a confirmar que ainda não se vacinou e, ao apontar para si, balançou seu dedo negativamente, enquanto ria.
Tenente Mosart Aragão/Twitter
Encontro entre Bolsonaro e Johnson acontece um dia antes do início da Assembleia Geral da ONU
Ainda de acordo com o periódico, os dois líderes discutiram “suas próprias lutas contra o coronavírus”, já que ambos contraíram o vírus no início da emergência sanitária. O presidente brasileiro, inclusive, se gabou de ter desenvolvido uma imunidade “excelente”.
Até o momento, não há comunicados oficiais sobre os temas debatidos no encontro. No entanto, inicialmente a reunião marcada na residência do Consulado Geral Britânico tinha o objetivo de debater as mudanças climáticas, em meio a um esforço para encorajar os líderes mundiais a fazer mais sobre a crise ambiental.
Além de Bolsonaro e Johnson, também participaram os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Marcelo Queiroga (Saúde), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), o almirante Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.
Fotos da reunião foram divulgadas por Mosart Aragão, assessor especial da Presidência, no Twitter, e mostram Bolsonaro e Johnson sem máscaras de proteção anti-covid.
(Nova Iorque – EUA, 20/09/2021) Presidente, durante encontro com o Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson. pic.twitter.com/EMoT6pwu9q
— Tenente Mosart Aragão (@AragaoMosart) September 20, 2021
(*) Com Ansa.