O governo brasileiro divulgou nota nesta sexta-feira (28/01) informando que acompanha “com atenção” , os protestos no Egito, Tunísia e no Iêmem. A polícia reprime os protestos com violência. No comunicado, o Itamaraty expressa expectativa para que encontrem uma solução pacifica. Destaca que Brasil e a América do Sul desenvolvem “cooperação crescente” com países árabes.
Leia a nota na íntegra:
“O Governo brasileiro acompanha com atenção o desenrolar dos acontecimentos no Egito, na Tunísia e no Iêmen.
O Governo brasileiro expressa sua expectativa de que as nações amigas encontrarão o caminho de uma evolução política capaz de atender às aspirações da população em ambiente pacífico e sem interferências externas, de modo a dar suporte ao desenvolvimento econômico e social em curso.
Leia mais:
Egito: manifestantes desafiam proibição e protestos entram no terceiro dia
Violência aumenta nos protestos contra Mubarak; 6 morrem e 300 são detidos
Protestos contra o governo levam milhares às ruas do Egito e deixam ao menos três mortos
Como forma de protesto, quatro homens ateiam fogo ao próprio corpo no Egito
Depois da Tunísia, protestos contra governo chegam às principais cidades do Egito
O Brasil e os países da América do Sul desenvolvem cooperação crescente com os países árabes. Em 16 de fevereiro, em Lima, terá lugar a III Cúpula América do Sul – Países Árabes (ASPA). Será uma oportunidade de renovação do diálogo com lideranças da região.
O Egito é um importante parceiro do Mercosul (em 2010, foi assinado acordo de livre comércio). O bloco tem ampliado seu relacionamento com os países árabes, como se verifica nas negociações em curso com Jordânia, Síria e Palestina.”
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL