Brasil e México abrem negociações para acordo de integração econômica
Brasil e México abrem negociações para acordo de integração econômica
Os governos de Brasil e México anunciaram nesta segunda-feira (8/11) a decisão de iniciar negociações para alcançar um acordo de “integração econômica”, com o objetivo de ampliar o comércio e os investimentos bilaterais, informaram fontes oficiais.
O acordo será “amplo”, terá “uma visão de longo prazo” e incluirá a redução das tarifas comerciais, além de convênios nas áreas de serviços, propriedade intelectual e compras entre os dois países, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
Leia também:
Impunidade no México chega a 98,5% dos crimes, afirma estudo
Grupo armado mata 15 adolescentes em festa em Ciudad Juárez
EUA enviarão agentes de inteligência para treinar autoridades de Ciudad Juárez
Repórteres revelam em projeto as dificuldades da travessia de imigrantes pelo México
México faz apreensão recorde de 105 toneladas de maconha na fronteira com os EUA
Brasil e México darão um tratamento especial aos setores “vulneráveis” de suas economias.
Os dois países “têm certeza de que o acordo não só aumentará os fluxos de comércio e investimentos” entre ambos, “mas também impulsionará de maneira significativa o desenvolvimento e a integração da América Latina e do Caribe, fortalecendo a competitividade e a presença regional nos mercados internacionais”, acrescentou a nota.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe de Estado mexicano, Felipe Calderón, anunciaram em fevereiro durante a Cúpula do Grupo do Rio em Cancún o início de um processo formal de trabalhos para avaliar a possibilidade de negociar este acordo.
As conversas entre os dois países tiveram início antes dessa reunião, em agosto do ano passado, quando funcionários brasileiros e mexicanos mantiveram seis encontros bilaterais, acrescentou a nota.
As exportações mexicanas ao Brasil somaram 2,783 bilhões de dólares em 2009, enquanto as vendas brasileiras ao México foram de 2,676 bilhões de dólares nesse ano, segundo dados oficiais.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL
