O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) anunciaram o lançamento de um programa para aumentar a resposta a desastres sociais e naturais.
O projeto, de acordo com o anúncio feito na quarta-feira (27/10), terá a duração de três anos, com o objetivo de “melhorar a capacidade dos países em assistência humanitária, dar formação sobre a prevenção de desastres naturais e ajudar regiões afetadas a lidar com a recuperação pós-conflito”.
De acordo com informações divulgadas em Genebra, onde localiza-se a sede da OIT, os primeiros países beneficiados serão Haiti, Nigéria, Timor Leste, as nações de língua portuguesa na África e os territórios palestinos.
Leia mais:
Presidente do Chile diz que irá ratificar convênio da OIT sobre segurança nas minas
Ao oficializar a parceria, a embaixadora do Brasil na ONU em Genebra, Maria Nazareth Farani de Azevêdo, destacou que o projeto “é uma contribuição para os esforços da OIT em prevenir os efeitos dos desastres sociais e naturais”.
O governo brasileiro deverá investir 1 milhão de dólares na iniciativa, equivalente a mais de 1,7 milhão de reais. Na primeira fase da proposta, será realizada a capacitação de 276 funcionários de administrações participantes no Centro de Treinamento da OIT em Turim, na Itália.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL