O governo brasileiro anunciou neste domingo (07/11) que enviará um helicóptero ao Ministério da Defesa à Santa Lúcia, para reforçar a assistência dos desabrigados pelo furacão Tomas na sua passagem há uma semana por essa ilha do Caribe.
“O helicóptero tornará viável o transporte de equipes e de profissionais, sobretudo em apoio às atividades de retirada de lama e de terra que obstruem represas e estradas locais, e dificultam o acesso de ajuda humanitária à população afetada pela tragédia”, como divulgou neste domingo o Ministério de Relações Exteriores.
Leia mais:
Haiti ordena evacuação de campos de refugiados por risco de furacão
Perto de chegar a Haiti e Cuba, tempestade Tomas pode virar furacão
Haiti pode sofrer outro terremoto, aponta estudo
A nota esclarece que a aeronave será enviada a pedido do Governo de Santa Lúcia. A passagem pelo Caribe do furacão, que na sexta-feira perdeu força e transformou-se em tempestade tropical, causou a morte de 14 pessoas em Santa Lúcia, mais uma em São Vicente e Granadinas, e cinco no Haiti, país que ainda não se recuperou dos estragos do terremoto de 12 de janeiro e que sofre com uma epidemia de cólera.
Os danos em Santa Lúcia, onde o furacão provocou chuvas torrenciais que causaram inundações e deslizamentos de terra, superam os US$ 100 milhões, como contabilizaram as autoridades.
Leia também:
Em queda de braço com patrões, canadenses criam jornal alternativo
Honduras: movimentos sociais reage a privatizações de rios e de energia
Crise financeira e queda do câmbio estimulam saída de brasileiros de Portugal
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL