O Brasil está se preparando para assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança em fevereiro de 2011. O órgão é dirigido a cada mês por um de seus 15 países-membros.
A presidência brasileira será ocupada pela embaixadora brasileira junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti.Nesta entrevista à Rádio ONU, ela disse que o Brasil deve realizar um debate temático, mas o assunto ainda não foi escolhido.
Leia mais:
G20 aprova plano de ação para impulsionar países em desenvolvimento
G20 tem pré-reunião com debates 'acalorados' e sem consenso
G20 agora vai enfrentar Lula e Dilma, diz presidente sobre câmbio
G20 precisa encontrar solução de equilíbrio para a guerra cambial, defende Lula
Mantega: estímulo ao mercado interno e ajuste fiscal devem ser prioridades para tentar conter crise
A embaixadora falou sobre a sessão de renovação do mandato do Timor-Leste.
“Haverá, como mencionei, a renovação do mandato da operação de paz no Timor-Leste, que é algo de muita importância para o Brasil e para os países de expressão portuguesa. Esperamos contar com a presença de autoridades de alto nível do Timor e aproveitar para discutir um pouco mais a situação no país e os próximos passos”, disse.
Analistas dizem que fevereiro poderá ser um mês importante para os trabalhos do Conselho de Segurança por causa da situação no Sudão. O país africano está realizando dois referendos sobre o futuro do Sul do Sudão e ainda a pertença de Abiey, a província central, que é rica em recursos naturais.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL